“Os Experimentos em Animais ATRASAM o progresso da ciência”.

abril 23, 2010

Dicas ecológicas para proteger o ambiente



1- usar lâmpadas fluorescentes (poupa muito CO2!)
2- conduzir menos, optar por transportes públicos e bicicleta
3- reduzir (evitar compras desnecessárias), depois tentar reutilizar e reciclarpapel, vidro, pilhas, plásticos, embalagens e fazer compostagem de lixo orgânico
4- fazer o teste da pégada ecológica
5- evitar usar água quente a lavar os dentes, louça e roupa
6- evitar aquecimento da casa ou ar condicionado (poupa-se energia, despesas e estimulámos o sistema imunitário!)
7- evitar produtos com embalagem (evitar principalmente as de plástico)
8- plantar uma árvore (ou ajudar em projectos de reflorestação)
9- optar por produtos de agricultura biólogica ou naturais (estimula esses mercados)
10- evitar contribuir para o mercado de exploração animal, se acharem fisiologicamente desejável tentar comer preferencialmente vegetariano
11- para quem conduz, usar sempre pneus cheios (reduz ao consumo de combustível)
12- evitar usar máquinas de lavar roupa e louça (e principalmente as de secar), mas se usarem usar sempre cheias e tentarem usar produtos pouco poluentes dentro
13- usar produtos biodegradáveis ou não poluentes para lavar a louça, roupa ou limpezas (é possível a limpeza de quase tudo com vinagre e água tépida ou com sabão natural)
14- usar papel reciclado (evita o abate de novas árvores)
15- usar preferencialmente produtos de madeira a produtos de plástico (evita a poluição e até estimula a plantação de novas árvores)
16- banhos curtos e pequeno fluxo de água17- preferir produtos locais
18- a quem pensa comprar ou usar carro pense duas vezes, evitam gastar dinheiro, vã deixar de poluir e só vão estimular a que haja mais frequência de transportes públicos)
19- reduzir à quantidade de lixo
20- retirar electrodomésticos não usados das tomadas (poupa considerável energia)
21- vestir uma camisola em casa quando está frio (assim evita-se ligar o aquecedor) ou convidem os vossos namorados(as) ou amigos(as) ;-)
22- secar roupa ao ar livre ou nas cadeiras (poupa muita energia!)
23- sobretudo
evitar sempre trazer sacos plásticos das compras (criem o hábito de levar um saco de roupa, se não tiverem arranjem um e façam disso um ritual!
24-
evitar comprar roupa.. experimentar, para muitos bens as lojas de segunda mão ou pensar sequer se precisámos desses bens

25- adquira sacolas retornáveis(pano, linho, aquelas antigas d feira) e não use mais as plásticas.


Práticas ecológicas em casa 
Quando pensar em limpar a casa, pense também na saúde do seu corpo e do planeta, escolhendo produtos simples e naturais, que não aumentem ainda mais a poluição existente. Através de materiais mais simples e naturais, podemos limpar não somente nossa casa, mas também ajudar a limpar o planeta.




Soluções Alternativas:

* Limpar Tudo: Solução de 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio em um litro de água morna. Adicione uma colher de sopa de vinagre branco, ou suco de limão, para dissolver a gordura.

* Desentupir pia: Jogue no ralo um punhado de bicarbonato de sódio, algumas colheres de vinagre branco e água fervente.

* Limpar vidro: Passe uma solução com água e vinagre, e depois use jornal para dar brilho.

* Desodorizante de ambiente: 4 colheres de sopa de vinagre num pratinho colocado sob um móvel. As plantas também funcionam como ótimos purificadores do ar.

* Para encerar: Misturar uma parte de óleo vegetal, como a linhaça, com outra parte de suco de limão ou vinagre, e aplique com uma flanela.

* Para lustrar móveis: Fazer uma solução de uma parte de suco de limão e duas partes de óleo vegetal. Dê brilho com uma flanela.

* Desinfetante sanitário: Misturar bicarbonato de sódio com vinagre.

* Adubo natural: Um verdadeiro adubo para as plantas pode ser obtido com substâncias normalmente desprezadas e desperdiçadas. A água que cozinha as batatas (sem sal e fria), a água da lavagem do arroz, os restos de chá preto, borra do café – tudo isso funciona como um excelente adubo. Da mesma maneira, as cascas de batata e de cenoura podem ser colocadas diretamente nos vasos para ajudar o desenvolvimento das plantas.

* Pesticida natural: Ferver folhas de ruibarbo, durante meia hora, em quatro litros de água. Acrescentar uma colher de chá de sabão de coco, para a mistura aderir às folhas e expulsar os pulgões.

* Tira ruído : Se a porta estiver rangendo, faça uma mistura de raspa de grafite (ponta de lápis) e algumas gotas de óleo de cozinha. Coloque aos poucos nas dobradiças, fazendo um movimento de abrir e fechar a porta, para que a mistura penetre bem nas dobradiças.

* Tira manchas: Manchas de gordura são retiradas com uma mistura de água quente com sabão e umas gotas de detergente (de preferência, biodegradável). Lavar e, se restar algum vestígio, polvilhar talco e deixar por algumas horas; esfregar um pedaço de cebola também resolve. Manchas de frutas e doces desaparecem com álcool ou vinagre branco, e manchas de tinta de escrever devem ser lavadas com leite. Na falta do leite, também pode ser usado um punhado de sal umedecido com limão e colocado sobre a mancha, lavando-se em seguida. Mancha de café
desaparece esfregando imediatamente, e com paciência, uma pedrinha de gelo até
que a mancha suma.

* Espantar moscas e mosquitos: Folhas de louro, eucalipto e manjericão, maceradas em água ou espalhadas pelo ambiente.

* Evitar traças: Usar cânfora, em vez de naftalina. É tão eficiente e menos tóxica.

* Afastar pulgas: Lavar os animais de estimação com água e sabonete (de preferência, feito com óleo de neem, que possui uma ação repelente sem ser tóxica). Enxugar. Aplicar a seguinte solução para manter as pulgas à distância: 2 colheres de sopa de alecrim fervidas em um litro de água. Espalhar também pela casa folhas de erva-de-Santa-Maria e poejo.

* Afastar os parasitas das plantas: Colocar no liquidificador 3 cebolas, 1 cabeça de alho, 2 pimentas-malagueta e 1 colher de sabão em barra. Bater com meio litro de água e espalhar esta mistura nas plantas. Pode-se também colocar alguns dentes de alho em um pouco de água (se possível, de chuva) e deixar impregnar por cerca de dez dias. Usar, então, em um spray, para pulverizar as plantas.

* Pasta de limpeza: Em vez de desperdiçar os restos de sabão (de preferência, biodegradável), reaproveite-os em uma excelente pasta de limpeza. Basta deixar os restos de sabão de molho em um pouco de água (o necessário para formar uma pasta) e, depois, misturar uma colher de vinagre e duas colheres de açúcar. Está pronta sua pasta de limpeza!

* Tira umidade: Coloque um recipiente com pedaços de carvão no fundo dos armários, ou então pendure pedaços de giz. Sempre com o cuidado de não sujar as roupas.

* Fórmula mágica: A velha combinação de água quente e sabão (de preferência, biodegradável) continua sendo o melhor detergente. Ela limpa pisos de cerâmica, ladrilhos e azulejos, tira manchas de parede e a gordura das superfícies. E, melhor ainda, não ajuda a poluir a Terra.


Mais informações:

- Evite a indústria dos descartáveis: prefira o coador de pano, os alimentos fora das bandejas de isopor, o copo de vidro, o guardanapo de pano, enfim, todo produto que se use, lave e use novamente, em vez de jogar fora. Assim, você economiza os recursos da natureza e diminui a quantidade de lixo, um dos grandes problemas do nosso tempo;

- Não "varra" nada com água, e sim com uma vassoura;

- Quando for molhar os vasos de plantas, coloque um prato embaixo para apanhar a
água em excesso, e utilize essa água para molhar outras plantas;

- Quando trocar a água de seus animais de estimação, use a antiga para molhar as plantas;

- Cerca de 75% da água que consumimos em casa são gastos no banheiro. 32% do consumo doméstico de água vêm dos chuveiros: um banho de chuveiro gasta cerca de 20 litros de água por minuto. Por amor à vida do planeta, deixe a torneira aberta somente para se molhar e retirar o sabonete do corpo.

- Com a torneira aberta, são desperdiçados de 50 a 80 litros de água enquanto se escova os dentes, ou se faz a barba. Abra a torneira somente quando for necessário. Uma torneira aberta deixa correr de 12 a 20 litros de água por minuto. Depende de você não desperdiçá-los.

- Para lavar o carro com uma mangueira permanentemente aberta, mais de 600 litros de água são gastos!

- Se puder, recolha a água da chuva em baldes e a utilize para diferentes fins. Em nossas cidades cimentadas, sem a terra para absorvê-la, a água da chuva termina nos bueiros, misturada aos esgotos. É um presente do céu, desperdiçado.

- Regue suas plantas de manhã cedo. Durante o dia, a evaporação da água é bem maior e, à noite, aumenta o risco de proliferação de fungos;

- Plantas nativas consomem 54% menos água, são mais saudáveis e não esgotam o solo;

- Afofar a terra freqüentemente melhora a drenagem, diminui a quantidade de água por rega e afasta os insetos que se alimentam das raízes;

- Não utilize pesticidas e, principalmente, não os jogue pelo ralo ou no solo. Eles vão contaminar o sistema de esgotos e contribuir para a poluição das águas;

- Se tiver de usar detergente (existem várias soluções alternativas eficientes e não poluidoras), utilize quantidades mínimas e se certifique de que é biodegradável;

- Manuseie cuidadosamente os restos de tinta e procure se desfazer deles de maneira racional, dando, por exemplo, para alguém que precise. Lave os pincéis na pia, para que a tinta seja levada a uma estação de tratamento de água. Na terra, a tinta infiltra-se e alcança o subsolo, contaminando o lençol freático. Três litros de solvente, por exemplo, podem contaminar 60 milhões de litros de água subterrânea;

- Racionalize o uso de pilhas e as encaminhe às caixas coletoras específicas: elas contaminam fortemente a água e o solo, com mercúrio e cádmio, e a atmosfera, com vapores tóxicos;

- Não troque o óleo do carro na rua, ou em oficinas em que não conheça o destino dado a ele. Óleo jogado no chão pode se infiltrar no solo e contaminar mananciais. Uma lata de um litro de óleo para motor é capaz de poluir um milhão de litros de água potável. Jogar óleo no esgoto (ou na rua, onde acabará chegando ao esgoto) é o mesmo que despejá-lo diretamente num rio, ou lago. E apenas meio litro de óleo é suficiente para gerar uma mancha venenosa de
milhares de metros quadrados;

- Os desinfetantes sanitários, coloridos e perfumados, são levados pelo sistema de esgotos e acabam poluindo rios, lagos e mares;

1 comentário:

  1. Dicas otimas, eu já as ponho em pratica e recomendo. parabéns pelo blog!!!!
    Bjosss

    ResponderEliminar