“Os Experimentos em Animais ATRASAM o progresso da ciência”.

abril 12, 2010

Cientistas dizem que cães e gatos poluem mais que carros

Getty ImagesFoto por Getty Images
O estudo mostrou que um veículo que percorre 10 mil km anuais tem um impacto ecológico duas vezes menor que um cão


O problema está no impacto ecológico causado para produzir alimento que eles comem.
Os mais carinhosos animais de estimação, sejam eles gatos ou cachorros, poluem duas vezes mais do que um carro. Quem chegou a essa conclusão foram cientistas na Nova Zelândia que calcularam a superfície necessária para produzir a carne e os cereais consumidos por eles.
O estudo de Robert e Brenda Vale, publicado em outubro de 2009, na revista New Scientist, provocou reações hostis dos defensores dos animais domésticos e de seus proprietários.
Em seu trabalho, os cientistas apontam que para alimentar Medor, um cachorro de tamanho médio que come 164 kg de carne e 95 kg de cereais por ano, o impacto no meio ambiente corresponde a uma superfície de 0,84 hectares.
Por outro lado, um veículo com tração 4x4 que percorre 10 mil km anuais, levando em conta a energia necessária para sua fabricação e a utilizada para seus deslocamentos, tem um impacto ecológico de 0,41 hectares, duas vezes menos que o cãozinho.
Roland Sarda-Esteve, especialista em meio ambiente, explicou que o resultado tem a ver com o tipo de animal e o que ele come.
- Quando se tem um animal ou um objeto, existe obrigatoriamente um preço e uma emissão de carbono. O uso de um 4x4 é menos nocivo em relação ao impacto sobre o clima que um animal de estimação consumidor de carne e cereais.
Reha Huttin, presidente da Fundação 30 milhões de Amigos, uma ONG (Organização Não Governamental) de defesa dos animais.
- Os cientistas às vezes gostam de se divertir, e aqui, visivelmente, se divertiram com os números, porque é possível dizer o que se quer.

Huttin também considerou perigoso atacar pessoas que criam animais sob risco de "impor normas, por exemplo, sobre o tamanho dos mascotes".
Seria, a seu ver, mais razoável que cada um calculasse seu próprio impacto sobre o meio ambiente e se esforce diariamente.
Estudo foi publicado em outubro na revista 'New Scientist'.
Pesquisa causou polêmica entre defensores dos animais.

Os animais de estimação, sejam eles gatos ou cachorros, poluem duas vezes mais do que um carro, de acordo com cientistas neo-zelandeses que calcularam a superfície necessária para produzir a carne e os cereais consumidos por eles.
O estudo de Robert e Brenda Vale, publicado em outubro de 2009 na revista "New Scientist", provocou reações hostis dos defensores dos animais domésticos e de seus propietários.


Esse cão pode poluir duas vezes mais do que um carro, diz pesquisa

Em seu trabalho, os cientistas apontam que para alimentar Medor, um cachorro de tamanho médio que come 164 quilos de carne e 95 quilos de cereais por ano, o impacto no meio ambiente corresponde a uma superfície de 0,84 hectares.
Por outro lado, um veículo 4x4 que percorre 10.000 quilômetros anuais, levando em conta a energia necessária para sua fabricação e a utilizada para seus deslocamentos, tem um impacto ecológico de 0,41 hectares, duas vezes menos que o cãozinho.
Roland Sarda-Esteve, especialista em meio ambiente, explicou que "quando se tem um animal ou um objeto, existe obrigatoriamente um preço e uma emissão de carbono".
O engenheiro, pesquisador do laboratório de ciências do clima e do meio ambiente, estimou que "o uso de um 4x4 é menos nocivo em relação ao impacto sobre o clima que um animal de estimação consumidor de carne e cereais".

"Os cientistas às vezes gostam de se divertir, e aqui, visivelmente, se divertiram com os números, porque é possível dizer o que se quer"
Por sua vez, os defensores dos animais julgaram o estudo "pouco sério" e com riscos de "instrumentalização".
"Os cientistas às vezes gostam de se divertir, e aqui, visivelmente, se divertiram com os números, porque é possível dizer o que se quer", reagiu Reha Huttin, presidente da Fundação 30 milhões de Amigos.
Huttin também considerou perigoso atacar pessoas que criam animais sob risco de "impor normas, por exemplo, sobre o tamanho dos mascotes".
Seria, a seu ver, mais razoávez que "cada um calculasse seu próprio impacto sobre o meio ambiente e se esforce diariamente".

Sem comentários:

Enviar um comentário