“Os Experimentos em Animais ATRASAM o progresso da ciência”.

abril 03, 2010

Chá mate ajuda a reduzir o colesterol



Olha só, descobriram ainda mais benefícios do chá nosso de todo dia. Você no Japão, que passa pelo inverno agora, pode aproveitar os inúmeros tipos (preto, verde, branco, etc.) para esquentar o corpo, enquanto, o pessoal do Brasil, com calor de mais de 30 graus, pode abusar do chá com gelo e frutas para refrescar. Em ambos os casos, o chá só tem a trazer alegrias e muita saúde. Aproveite!

- Quente, gelado, com canela ou limão. O chá mate, conhecido por todos como uma bebida refrescante, foi a fonte de inspiração de uma pesquisa realizada pela Universidade Federal de Santa Catarina, que constatou que consumir três doses diárias (aproximadamente 300 ml cada ou quase 1 litro por dia) é capaz de diminuir em 13% as taxas de colesterol ruim, o LDL, e aumentar a de colesterol bom, o HDL.
Essa ação foi observada em amostras de sangue de 100 voluntários que incluíram a bebida no cardápio durante 60 dias. Os pesquisadores explicam que isso se dá porque algumas substâncias presentes na erva mate, como alcaloides e os glicídeos, funcionam como uma espécie de detergente que reage com os ácidos biliares, impedindo a absorção da gordura pelo intestino. 

Os pesquisadores acreditam que os princípios ativos da erva mate não ajam apenas nos sais biliares, mas inibam também a atividade da lipase, uma enzima secretada pelo pâncreas que está envolvida na digestão de gordura. 
Ainda serão necessárias outras pesquisas sobre o assunto, mas os pesquisadores vêem com bastante entusiasmo os primeiros resultados. -
fonte: minhavida.com.br/2009


Sem comentários:

Enviar um comentário