“Os Experimentos em Animais ATRASAM o progresso da ciência”.

abril 04, 2010

Belo Horizonte proíbe animais em circo

É com alegria que anunciamos mais uma vitória dos movimentos de defesa dos animais. Belo Horizonte recentemente proibiu a apresentação, manutenção e utilização de animais em circos em todo o município. A lei, que já está em vigor desde janeiro, prevê multas e cancelamento de licença para circos que desrespeitarem a norma. (Você pode encontrar o texto da lei municipal 9830 de 21/01/2010 aqui)
Já falamos sobre o uso de animais para entretenimento e as práticas cruéis que esse tipo de atividade proporciona. Animais de circo são mantidos em condições degradantes de sujeira, em jaulas totalmente inadequadas para que eles tenha o mínimo de bem-estar, são submetidos a condições estressantes e, como parte do treinamento, são regularmente espancados. Os abusos cometidos a animais de circo tornam o que deveria ser um espetáculo de arte e alegria em um verdadeiro circo de horrores. É verdadeiramente louvável a iniciativa da Câmara Municipal de Belo Horizonte em abolir esta prática.
E se você não mora em Belo Horizonte, o que você pode fazer com relação ao abuso de animais em atividades de entretenimento? Uma boa idéia é escrever para os vereadores de sua cidade demonstrando como você se sente com relação aos abusos praticados contra animais e exigindo uma atitude a esse respeito. Outra coisa que você pode fazer é boicotar espetáculos em circos que maltratam animais: não vá, não leve suas crianças e converse com seus amigos a respeito disso. Quanto mais pessoas se opuserem ao abuso animal, mais circos abandonarão esse tipo de prática e oferecerão espetáculos livres de crueldade.
Para facilitar,  segue uma lista de circos que utilizam e maltratam animais em seus espetáculos. (Crédito ao blog Gato Negro de onde eu retirei a lista).
Circo Bartholo
Circo De Roma
Circo Di Romênia (do Mário Stankowich)
Circo Garcia
Circo Real Moscow
Circo Stankowich
Circo Tradição
Circo Vostok
Le Cirque

Vegan Brasil

Sem comentários:

Enviar um comentário