“Os Experimentos em Animais ATRASAM o progresso da ciência”.

abril 09, 2010

Cápsula vegetal para o remédio

Feita a partir de celulose, é ideal para quem não consome produtos de origem animal
por Mercia Ribeiro.
Para atender às necessidades das pessoas que têm restrições a derivados de carne por questões culturais, há no mercado a opção de usar cápsulas vegetais nos medicamentos manipulados. “Escolhemos o produto com certificação para prover a judeus, islâmicos e vegetarianos, com os selos Kosher, Halal e da Vegetarian Society, respectivamente. Ele está dentro de altos padrões de qualidade de fabricação. Tudo para deixar os nossos consumidores seguros”, explica a gerente de marketing da rede de farmácias de manipulação Quintessência, a farmacêutica Fortune Homsani.
“Essa alternativa natural e inovadora facilita a ingestão do medicamento e encobre bem o sabor e o odor das substâncias químicas”, explica Fortune. “Além disso, é uma excelente opção para encapsular as que têm propriedade de absorver umidade facilmente, porque poderia comprometer a sua ação”, completa a especialista. Outra vantagem é que não contém glúten, amido e o material é atóxico.
Para diferenciar essas cápsulas das tradicionais usadas na Quintessência, eles tiveram o cuidado de encomendá-las na cor verde com pigmento natural à base de clorofila. “Assim, pessoas sensíveis a outras cores como o amarelo também terão essa possibilidade de escolha”, diz Fortune. Elas são feitas a partir de um derivado de fibras de celulose - o hidroxipropil metilcelulose (HPMC) -, usado amplamente em indústrias farmacêuticas, de cosméticos e alimentícias. As cápsulas Vcaps são produzidas pelo laboratório Pfizer, que garante o controle a cada lote.


Vantagens das fórmulas manipuladas
Podem ser manipulados em farmácias especializadas os medicamentos homeopáticos, fitoterápicos e alopáticos. No caso de antibióticos e analgésicos, por exemplo, as substâncias são as mesmas dos de marca ou genérico. Qual a vantagem? “O remédio manipulado tem uma prescrição destinada a cada paciente, com a quantidade e a dosagem ideal para o tratamento. Isso se traduz em evitar desperdícios e diminuir o custo”, explica Fortune Homsani. O cumprimento do padrão de qualidade estabelecido pela Anvisa é obrigatório, por isso, as receitas são analisadas criteriosamente por farmacêuticos antes de serem enviadas para a produção.


Qual a base das cápsulas tradicionais?
As cápsulas usadas tradicionalmente pelo segmento de farmácias magistrais são compostas por gelatina de origem animal. “Trata-se de uma proteína derivada da hidrólise parcial do colágeno, que é obtido de partes de animais como ossos”, explica a farmacêutica Fortune Homsani.


Quintessência
A Quintessência é uma rede de farmácias de manipulação, com cinco unidades. Recentemente, ganhou dois prêmios no MPE Brasil, voltado para a competitividade de micro e pequenas empresas, nas categorias comércio e responsabilidade sócio-ambiental. Ela concorreu com  empresas, de diferentes áreas, do Estado do Rio de Janeiro. Com o modelo de gestão que envolve os funcionários, a Quintessência tem ações específicas para beneficiar o público interno e também uma coleta de vidros, por exemplo, que é revertida em cestas básicas e doadas a instituições carentes. Mais informações no site: www.quintessencia.com.br ou pelo SAC: (21) 3868-4251.




Fonte
Vista-se

Sem comentários:

Enviar um comentário