“Os Experimentos em Animais ATRASAM o progresso da ciência”.

abril 13, 2010

Cerveja é vegan?


Quando eu escutei esta pergunta pela primeira vez, confesso que fiquei assustado. Como assim, a cerveja poderia não ser vegan?  A bebida criada por Osíris e tão antiga quanto a civilização não poderia conter produtos animais. E aquela história de cevada e lúpulo selecionados… Não, não poderia ser.
Na verdade, levado pela curiosidade, acabei por descobrir que, de fato, algumas cervejas podem não ser veganas. Mas é preciso explicar algumas coisas antes.
Cerveja é vegan?
Cerveja é vegan?
A cerveja não tem nenhum produto animal como ingrediente, mas somente malte (cevada), lúpulos e água. (Sim, a história da cevada e do lúpulo é verdadeira). Na verdade, segundo a legislação brasileira (Lei nº 8.918/94), complementada pelo Decreto Lei nº 2.314/97), é proibido adicionar produtos de origem animal à cerveja. Suponha que alguém queira colocar mel na sua receita de cerveja, a bebida resultante não poderia ser comercializada com o nome de cerveja. Isto dito, vemos que considerando somente os ingredientes, cervejas são vegas.
No entanto, a produção de cerveja não se limita aos ingredientes. São utilizados conservantes, aromatizantes e substâncias filtrantes e clarificadoras. E é aí que a coisa fica um pouco mais complicada.
Regra geral, as cervejas condicionadas em barris (tradicionalmente inglesas e consideradas as “verdadeiras” cervejas) são clarificadas com uma espécie de cola de peixe (”isinglass”). Essa cola de peixe é uma forma de gelatina muito pura que se obtem a partir das bexigas de alguns peixes de água doce, especialmente do esturjão. As refinações aceleram o processo que de outra forma ocorreria naturalmente.
(Centro Vegetariano.)
Ou seja, algumas cervejas podem ser feitas por processos não veganos. Grande parte das cervejas hoje, no entanto, são produzidas de modo totalmente vegan. Cervejas de tipo Lager, cervejas em lata e a maior parte das engarrafadas são purificadas em filtros minerais.
Mas e se eu quiser ter certeza de que minha cerveja é vegan?
É possível encontrar na internet diversas listas de cerveja vegan provenientes dos Estados Unidos, Inglaterra e Portugal. Não encontrei nenhuma lista desse tipo voltada para os produtos nacionais. Mas vou passar adiante as informações que encontrei.
Para começo de conversa, (até doi o coração dizer…) Guinness, Newcastle Brown, Bass e Stella Artois não são veganas.
Continuando com as importadas (para mencionar somente alguns nomes):  Harp Irish Lager, Heineken, Budweiser, Kronenbourg 1664, Sagres, Imperial e a maior parte das cervejas portuguesas (as das empresas Central das Cervejas e Unicer) são veganas.
Dentre as nacionais, recebemos a informação que a Kaiser e a Ambev não utilizam produtos de origem animal em suas cervejas.
Moral da história: cervejas são feitas com ingredientes vegan, mas podem não ser 100% vegan. Mas não é preciso parar de beber, para ser vegan (ninguém iria te pedir tamanho sacrifício). Basta atenção para saber qual marca de cerveja tomar.

2 comentários:

  1. Cervejas não industriais (artesanais, caseiras) não levam nenhum tipo de corante, conservante ou aromatizante. Você pode escolher uma dessas para não sair da regra. Abraços

    ResponderEliminar
  2. De acordo com o site Barnivore, a Stella Artois é sim vegana. A Stella Artois Cidre que não é. http://www.barnivore.com/beer/s-t?vfilter=All&page=8#

    ResponderEliminar