“Os Experimentos em Animais ATRASAM o progresso da ciência”.

março 04, 2010

Ética + Estética = Moda Sustentável

Uma exposição Eco-Fashion em NY juntando a beleza e a responsabilidade

A moda está cada vez mais presente no mercado sustentável. Incentiva a produção de roupas com materias reciclados ou recicláveis, tecidos naturais tradicionais ou mesmo ecologicamente inovadores, na concepção “Vestir Consciente”. O prêmio Eco Fashion Brasil é mais uma forma de estímulo aos profissionais com vontade de elaborar peças nesse conceito. Seu principal objetivo é valorizar a criação brasileira dentro do mercado de ecodesign de moda. A intenção não é apenas mostrar alternativas e estimular os conceitos de práticas sustentáveis, mas também revelar novos talentos e estratégias nesse novo mercado da responsabilidade social e ambiental, com modelos inovadores e funcionais. O concurso foi baseado no projeto-piloto Eco Fashion Awards, iniciativa realizada em 2005, que teve como primeira colocada (foto) Michele Garcez. Ela utilizou materiais como couro vegetal e tecido pet reciclável. Pessoas com formação em cursos superiores de estilo ou moda estão entre os candidatos que podem participar. Sob o tema “Antropofagia: Ontem, Hoje e Sempre”, os trabalhos serão avaliados conforme a matéria-prima utilizada, além do processamento para a obtenção do material ou tecido usado no traje. A qualidade do produto final e o seu pós uso também estão nos critérios de seleção. Os três primeiros colocados receberão, respectivamente, os seguintes prêmios em dinheiro: cinco mil, três mil e dois mil reais. Além disso, o vencedor terá direito a um crédito formativo de cinco mil reais a ser utilizado na Itália no verão europeu de 2009, com as despesas de transporte inclusas. E ainda a inscrição em um evento a critério da Brazilian-American Fashion Association (BRAMFSA).


1 comentário:

  1. Malu?
    Nossa, quanto blog! Como vc gerencia isso tudo?!! rs
    Gostei muito dos seus posts, vou acompanhar!

    Com relação ao seu comentário respondendo a minha duvida: Eu moro na esquina do CDI, aqui no RJ, no bairro das Laranjeiras. Lá eles só aceitam material que esteja funcionando, o que não é o meu caso. Eu preciso de um local para descarte mesmo.
    Já procurei à beça, já perguntei para "defensores da natureza" e ninguém consegue me responder. Começo a pensar que esse lixo é descartado como lixo comum, embora seja unanime a ideia que não deva ser tratado como tal.

    ResponderEliminar