“Os Experimentos em Animais ATRASAM o progresso da ciência”.

março 23, 2010

Coca-Cola retira fundos para testes em animais

financiar testes em animais, a gigante multinacional da indústria de bebidas Coca-Cola decidiu acabar com os seus testes em animais! 

A organização para os direitos dos animais - PETA - está a arrasar a indústria de alimentação e bebidas, no que respeita a convencer grandes empresas a deixar de fazer ou financiar testes em animais. Não só convenceram a Welch's, Ocean Spray, POM Wonderful e a Pepsico a acabar com todos os seus testes em animais como agora a gigante multinacional de bebidas Coca-Cola concordou, também, em deixar de fazer experiências em animais. 

Antes da intervenção da PETA, a Coca-Cola tinha um historial de experiências invasivas e mortais em animais - incluindo cortar caras de chimpanzés para fazer testes de sabor, e forçar ratos a ingerir químicos para testar "colorantes de caramelo" - nenhum dos quais necessário ou obrigatório por lei. 

O Vice-Presidente e principal responsável pelo Departamento de Inovação e Tecnologia da Coca-Cola, Danny Strickland, escreveu o seguinte à PETA no dia 22 de Maio de 2007: 

"Eu quero assegurar-vos de que a Coca-Cola não faz experiências em animais e não financia directamente testes em animais nas suas bebidas... Estamos a enviar cartas aos nossos parceiros e instituições de investigação que podem fazer avaliações de segurança em ... ingredientes, insistindo que os façam usando alternativas aos testes em animais, sempre que haja essa alternativa e que seja aprovada pelos respectivos governos. Nós encorajamos o uso de métodos alternativos à experimentação em animais sempre e onde seja possível e financiaremos a investigação que desenvolva estes métodos alternativos". 

Strickland escreveu, ainda, o seguinte, em relação aos testes fisiológicos que provocavam a morte aos ratos de laboratório envolvidos em provas de sabores amargos, que a PETA descobriu serem financiado pela Coca-Cola: 

"Recentemente, a Administração tomou conhecimento que investigações envolvendo ratos de laboratório estavam a ser feitas como parte de uma bolsa que havíamos financiado à Viriginia Commonwealth University (Universidade da Virginia, E.U.A.) para estudos da recepção de sabores. Contactámos a Universidade e retirámos o nosso financiamento." 

O compromisso da Coca-Cola para não financiar testes em animais e as suas instruções aos fornecedores dos seus ingredientes para "usar alternativas aos testes em animais" são um sinal de esperança para os milhões de animais que são forçados a aguentar testes crueis e desnecessários todos os anos em frias jaulas de laboratórios.


Fonte
Caring Consumer

Sem comentários:

Enviar um comentário