“Os Experimentos em Animais ATRASAM o progresso da ciência”.

julho 27, 2010

Veleiro de plástico atravessa o Pacífico - Barco de garrafas PET cruza Pacífico

Barco de garrafas PET cruza PacíficoUm veleiro construído a partir de 12.500 garrafas de plástico recicladas e um mastro feito com uma tubagem de alumínio, chegou a Sydney, na Austrália, na passada segunda-feira, depois de uma viagem de quatro meses através do Pacífico, chamando a atenção para os perigos do desperdício das embalagens de plástico.

A odisseia do Plastiki - baptizado em homenagem à balsa de junco Kontiki, do explorador Thor Heyerdahl, que atravessou o Pacífico em 1947 - foi descrita como "uma viagem do lixo ao triunfo", pelo embaixador norte-americano na Austrália, Jeffrey Bleich, à chegada do veleiro. O Plastiki partiu de São Francisco, no dia 20 de Março, percorrendo um total de 8.800 milhas náuticas e enfrentando tempestades, ventos de 62 nós e temperaturas de 38 graus centígrados.

A tripulação de seis membros, capitaneados por uma mulher, Jo Royle, integrava David de Rothschild, de 31 anos, descendente da conhecida família britânica de banqueiros, que teve a ideia de construir este veleiro depois de ler um relatório sobre poluição das Nações Unidas, em 2006, alertando para a ameaça que paira sobre os oceanos, nomeadamente, os resíduos de plástico.

O objectivo inicial do projecto visava a reciclagem do Plastiki após a sua chegada a terra, mas o catamarã de 18 metros será preservado e usado como veículo de demonstração do poder da reciclagem. "Muita gente olhou para nós e disse-nos que éramos malucos, mas o Plastiki provou-nos que tudo é possível", declarou David de Rothschild. As garrafas que constituem o seu duplo casco foram coladas com uma cola orgânica à base de açúcar de cana e caju e toda a energia utilizada a bordo foi captada a partir de painéis solares e geradores eólicos.

Durante os 128 dias que durou a viagem, a tripulação teve de partilhar uma cabina de seis por 4,5 metros, tomando banhos de água salgada e alimentando-se de comida desidratada e enlatada, complementada ocasionalmente por alguns vegetais cultivados a bordo. O Plastiki fez diversas escalas nas ilhas do Pacífico, nomeadamente, nos arquipélagos de Kiribati e Samoa, e no Estado de Queensland, depois de vencer mais uma tempestade junto à costa australiana.

Sem comentários:

Enviar um comentário