“Os Experimentos em Animais ATRASAM o progresso da ciência”.

junho 18, 2010

Vaidade sem crueldade


por Bárbara Degrandi
Esta é minha estréia no Vista-se e estou muito feliz em poder falar aqui sobre maquiagem e cosméticos cruelty free. Sou maquiadora há cerca de 4 anos, deixei de comer carne em agosto de 2008 e ovos, leite e derivados em dezembro de 2009. O Vista-se teve grande influência na minha transição de simpatizante a ovo-lacto e depois de lacto a vegetariana restrita. Os e-mails diários cheios de informação foram me mostrando fatos e pensamentos que eu desconhecia e também acrescentando dados aos que não eram novos pra mim. Fui assim amadurecendo a idéia de tornar-me vegana, o que hoje é uma quase realidade. Agora como colaboradora tenho a oportunidade de retribuir.
Por que “quase realidade”? Porque devido à minha profissão de maquiadora, é muito difícil eliminar totalmente os produtos de origem animal (isso é ruim), especialmente a cera de abelha, a glicerina e a lanolina, presentes em sombras e batons principalmente. Hoje em dia a maioria das marcas de cosméticos não testa em animais (isso é ótimo), portanto tenho muitas opções neste quisito e não usonão provo e muito menos divulgo marcas que testam. Tenho pesquisado em sites veganos e também enviado e-mails a algumas marcas a fim de garimpar cosméticos 100% cruelty free e será um prazer dividir essas informações com mais pessoas, mostrando que é possível cultivar a vaidade saudável e a autoestima sem torturar, explorar ou matar animais.
Se na hora de comprar cosméticos (necessários ou supérfluos) as pessoas optarem por aqueles livres de crueldade, a tendência é que as marcas atendam à demanda, substituindo os testes em animais (retrógrados e desnecessários), assim como os ingredientes de origem animal. Mas pra isso as pessoas precisam de informação e conscientização a internet está aí para colaborar.

1 comentário:

  1. Oie Bárbara,tudo bem? Adorei o que vc escreveu e
    compartilho também com a sua idéia.Criei o meu blog recentemente,passa lá.
    Bjus
    http://belezamaisverde.blogspot.com

    ResponderEliminar