“Os Experimentos em Animais ATRASAM o progresso da ciência”.

junho 06, 2010

Para entender ecologia: Sustentabilidade é a palavra até para compensar emissão de carbono


Feito para menina. No espaço para receber as amigas

O engajamento da criança com a proteção do meio ambiente fica por conta dos espaços destinados ao lixo reciclável. "Pensamos em uma menina que vai crescer com essas questões, que será preocupada com a natureza", afirma a arquiteta Mariana Bottini.
Para compensar a emissão de CO2 durante a obra e o período da mostra, a ZERO11, escritório das arquitetas, criou um projeto de característica sustentável que consiste na separação e reciclagem de todo o resíduo produzido e no plantio de mil mudas de árvores em uma fazenda de preservação ambiental. Este projeto foi desenvolvido pelo gestor ambiental, Antonio Carlos Matarazzo. "Infelizmente isso ainda é muito caro e o cliente não vai querer gastar R$ 30 mil a mais para compensar a emissão de CO2. Mas procuramos fazer a nossa parte", admite Mariana.
Quarto dos Meninos. Sobre as camas, mezanino que dialoga com a pintura de um barco; na parede, mapa-múndi para brincar e aprender.
Clube do Bolinha. Pensando em seus filhos e tendo como referência sua própria casa, a arquiteta Camila Dias Domingues desenvolveu o Quarto dos Meninos de maneira lúdica e também consciente. "Pensei em um tema que não fosse efêmero, o pirata. Ninguém quer redecorar tudo de dois em dois anos", afirma a arquiteta Camila. "O sustentável também está em escolher um ambiente durável. Escolhi cores, como o vermelho, o bege e o cáqui, que não são muito infantis", argumenta. Pensando em materiais corretos, ela usou tijolo de demolição aparente e piso vinílico, no espaço de 33 m² da Casa Kids.
A grande atração fica por conta da pintura em lona de um barco pirata, do Ateliê Vanessa Guimarães, na cabeceira das camas. Um mezanino feito com madeira de reflorestamento sai dessa pintura, como parte do barco, para fazer uma brincadeira com o 3D. Para chegar ao mezanino, uma escada em forma de mastro.
Outros atrativos estimulam a interatividade, como um painel com o mapa-múndi pintado em lona com um fundo de metal que permite o uso de imãs. As crianças podem colocar fotos, bilhetes e interagir com o "mundo". Há também uma mesa de atividades que ganhou um rolo de papel que vai sendo cortado na medida em que os pedaços são usados. "Em quarto de criança, não gosto de coisas meramente decorativas, penso na liberdade de fazer bagunça."
Fonte

Sem comentários:

Enviar um comentário