Livre-se do chumbo
Casas antigas, com mais de 40 anos, provavelmente foram pintadas com tintas que tinham chumbo em sua composição. Partículas microscópicas de chumbo podem se acumular na poeira das casas e então ser inaladas. Estudos mostram que a exposição ao chumbo de crianças muito pequenas (por ingestão ou inalação) pode causar retardo no desenvolvimento e problemas de aprendizagem. Se você desconfia que a tinta de sua casa contém chumbo, é bom passar o aspirador pelo menos uma vez por semana. E não tente removê-la por conta própria: chame ajuda profissional.
Cuidado com a humidade
A falta de arejamento pode levar ao excesso de umidade, que por sua vez causa mofo, ferrugem e bolinhas de poeira. Tudo isso pode causar problemas respiratórios e alergias. É bom manter sempre os ambientes secos e arejados. Lembre-se de instalar exaustores nos banheiros e na cozinha para ajudar a levar a umidade para fora de casa.
Escolha a decoração correta
Carpetes, cortinas e estofados podem liberar químicos no ar - que por sua vez podem causar dor de cabeça, fadiga e problemas respiratórios. Opte por materiais como madeira sólida (compensados contém químicos) e tecidos e carpetes antialérgicos.
De olho nos fogões a lenha e lareiras
Fogões a lenha e lareiras sem ventilação adequada podem produzir altos níveis de gases nocivos, principalmente monóxido de carbono. Limpe e inspecione as chaminés anualmente para se livrar de corrosões, entupimentos e rachaduras. Mantenha sempre uma janela aberta quando estiver usando a lareira ou o fogão a lenha, para deixar o ambiente arejado. Um detector de monóxido de carbono pode ser um investimento caro, mas vital.
Invista num aspirador de pó bom
Aspiradores velhos liberam muito pó durante a limpeza. Vale à pena investir em um modelo moderno, que utilize um filtro e um depósito de pó de alta potência.
Não fume dentro de casa
A fumaça do tabaco causa asma e outros problemas respiratórios mais graves. Fumantes passivos também correm o risco de desenvolver câncer de pulmão. Não há exaustor capaz de remover as mais de 4 mil substâncias químicas e partículas liberadas por um cigarro aceso, então é melhor não fumar dentro de casa.
Não use purificadores de ar
Purificadores de ar emitem vários químicos que só servem para mascarar odores - em vez de eliminá-los - além de poluir mais ainda o ar com estas substâncias. Eles também podem causar problemas respiratórios e alergias. Refresque o ar abrindo uma janela ou ligando um exaustor para eliminar odores. Você também pode optar por um purificador natural: faça um pot-pourri de cravo, canela e sementes de anis.
Elimine os rastros do seu bicho
Não existe cão, gato ou outro bicho de estimação que não cause alergias. Todos os animais liberam restos de pele, urina e saliva - estes são os maiores causadores de alergia, e não os pêlos. Tente manter seus bichos no quintal ou jardim sempre que possível e, se necessário, limite o acesso deles a certos cômodos da casa - o quarto de uma pessoa alérgica, por exemplo. Aquecedores e refrigeradores de ar ajudam a espalhar os 'rastros' dos bichos pela casa - vale investir em bons filtros.
Limpe verde
Detergentes e outros produtos de limpeza contêm tóxicos que podem causar problemas respiratórios. Estudos demonstraram que usar sprays na limpeza da casa aumenta o risco de asma em 30 a 50%. Opte por detergentes sem fosfato e alvejantes sem cloro (essas informações podem ser encontradas nas embalagens dos produtos). Na verdade, um bom sabão neutro com água serve para limpar a maior parte das superfícies.
Inspecione sua tubulação de gás
Gás encanado na cozinha, aquecedores de água a gás e outras instalações do tipo precisam ser inspecionados regularmente para reparar vazamentos. Mantenha uma janela aberta ou ligue o exaustor sempre que estiver usando o fogão ou o aquecedor a gás.
Não é possível que uma pessoa não pinte a casa há 40 anos. Nesse caso deve estar mais para casa mal assombrada... rs
ResponderEliminar