Tá sem saco? Use ecobag!
A campanha “Saco é um saco”, lançada pelo Ministério do Meio Ambiente e pela Secretaria do Ambiente do Rio de Janeiro, tem como principal objetivo a não utilização de sacolas plásticas e a troca dessas pelas sacolas retornáveis. De acordo com notícia divulgada n’O Globo, “pelo menos 600 milhões de sacolas plásticas deixaram de ser utilizadas no Rio, desde o lançamento, em julho do ano passado”.
A grande geração das sacolas são feitas por supermercados e lojas, que tem de se conscientizar e aconselhar seus consumidores a trocarem a plástica pela ecológica. A lei diz que as empresas de pequeno porte tem de 2 a 3 anos para adotar essa medida, enquanto as de grande porte tem um ano, que expira em 15 de julho. Provavelmente quando esse tempo expirar é que conseguiremos realmente notar uma grande evolução. Afinal, em média, cada brasileiro utiliza-se de 800 dessas sacolas por ano.
Muitas empresas que se preocupam com o meio ambiente passaram a produzir as ecobags, sacolas ecológicas produzidas através de tecido reciclado. Pode-se pensar que tais sacolas seriam mal feitas e talvez não muito atraentes, mas com a evolução desse conceito, asecobags têm ficado cada vez mais modernas e estilizadas.
A Fujiro tem inovado cada vez mais na produção de ecobags. São variados modelos pra diversas utilizações. Tem aquelas para fazer compras, outras que usa-se para carregar DVDs, há também bolsas estilizadas de passeio. A empresa de ecotextil possui uma linha chamadaAquarela, que também é produzida com algodão 100% reciclado e colorido. A linha Aquarelapode ser usada para criação de diversos produtos, deixando a critério do cliente fazer essa escolha.
As ecobags estão aí e vieram pra ficar, como uma ótima solução para o grande problema de poluição. Cabe a cada um de nós aceitar essa nova proposta e passar a se adequar a ela. Aliás, além de ecológicamente corretas, as ecobags dão uma renovada no visual das antigas e “erradas” sacolas plásticas tão desgastadas.
Que tal dar esse novo “look” a sua empresa?
A produção descontrolada de lixo
Na semana passada, o Jornal Nacional apresentou uma série de reportagens sobre a ameaça ambiental que não depende de acidentes para provocar estragos: a produção descontrolada de lixo.
Uma questão importantíssima e muito bem retratada pelo noticiário, o aumento do volume de lixo é consequência natural do crescimento populacional e do poder aquisitivo desta população.
No Brasil, novos consumidores ávidos por produtos que antes não estavam ao seu alcance financeiro, surgem à medida que mais pessoas saem da linha de pobreza e atingem a classe média. Um maior consumo é sinônimo de mais lixo: mais embalagens, troca mais rápida de bens, etc.
O JN mostrou a questão do consumo excessivo de sacolas plásticas e soluções encontradas por supermercadistas e outros varejistas para ajudar o consumidor a diminuir a quantidade de sacolas que leva para casa. Sacolas retornáveis, caixas de papelão, deixar as embalagens desnecessárias para encaminhar à reciclagem – são inúmeras as alternativas para reduzir o uso de sacolas plásticas. Até mesmo os fabricantes de produtos em geral estão preocupados com a situação, diminuindo suas embalagens ou incluindo alças de transporte dos produtos (caso do papel higiênico Neve, da empresa parceira da campanha Saco é um Saco, Kimberly-Clark).
Assista à reportagem e conheça essas e outras iniciativas importantes para mudarmos nossos hábitos e a herança que deixaremos para o planeta!
Saco é um saco!! Pra cidade, pro planeta, pro futuro e pra você!
Uma questão importantíssima e muito bem retratada pelo noticiário, o aumento do volume de lixo é consequência natural do crescimento populacional e do poder aquisitivo desta população.
No Brasil, novos consumidores ávidos por produtos que antes não estavam ao seu alcance financeiro, surgem à medida que mais pessoas saem da linha de pobreza e atingem a classe média. Um maior consumo é sinônimo de mais lixo: mais embalagens, troca mais rápida de bens, etc.
O JN mostrou a questão do consumo excessivo de sacolas plásticas e soluções encontradas por supermercadistas e outros varejistas para ajudar o consumidor a diminuir a quantidade de sacolas que leva para casa. Sacolas retornáveis, caixas de papelão, deixar as embalagens desnecessárias para encaminhar à reciclagem – são inúmeras as alternativas para reduzir o uso de sacolas plásticas. Até mesmo os fabricantes de produtos em geral estão preocupados com a situação, diminuindo suas embalagens ou incluindo alças de transporte dos produtos (caso do papel higiênico Neve, da empresa parceira da campanha Saco é um Saco, Kimberly-Clark).
Assista à reportagem e conheça essas e outras iniciativas importantes para mudarmos nossos hábitos e a herança que deixaremos para o planeta!
Saco é um saco!! Pra cidade, pro planeta, pro futuro e pra você!
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