“Os Experimentos em Animais ATRASAM o progresso da ciência”.

maio 05, 2010

Índia vai banir sapatos de couro nas escolas como "resquício do Estado colonial"

India bans leather shoes in schools as 'vestige of colonial rule'

Sapatos de lona e sola de borracha irão substituir os desconfortáveis sapatos de couro, "perigosos para o ambiente".

O movimento de Conselhos Escolares do país apoia uma campanha de Maneka Gandhi, a nora viúva de Indira Gandhi, que agora é um membro do parlamento pelo partido de oposição Bharatiya Janata. Ela é uma das líderes militantes dos direitos dos animais da Índia e uma feroz opositora do abate de vacas, que são reverenciados entre os hindus.

O Conselho Central de Educação Escolar aceitou a proposta.

Os sapatos de couro preto foram introduzidos como item obrigatório dos uniformes escolares durante o domínio britânico e continuou incontestado desde então.

Segundo a Campanha da People for Animals (PFA), o uso generalizado fez dos alunos os maiores consumidores do país de produtos de couro.
Dezasseis escolas de Madras já proibiram o calçado de couro, como resposta à campanha e desde então os manifestantes  pretendem angariar mais apoio em escolas de Chandigarh, Punjab.

Agora, oficialmente, o governo central têm apoiado a campanha após uma série de cartas da Sra. Gandhi.

" Os indianos foram forçados pelos brtiânicos. Não só não é saudável para as crianças como também ambeintalmente muito perigosa." escreveu ela. Os sapatos de couro não absovem o suor, obrigam as crianças a mudar de sapatos durante o dia e causa uma pegada de carbono muito maior, disse ela. São também mais caros para os pais.

Gerry Arathoon, o Secretário de CISCE, apoiou a campanha e disse que o conselho acredita que os sapatos de couro 'fedem', acomulam o pó, precisam que de limpeza regular com líquido 'tóxico', e que os curtumes são uma fonte da doença para os seus funcionários.
Os sapatos de lona, ao contrário, são fáceis de limpar, cômodos, absorvem o suor, são 'amigos' das vacas e sem associações coloniais.

Sem comentários:

Enviar um comentário