“Os Experimentos em Animais ATRASAM o progresso da ciência”.

novembro 04, 2011

SAC VEGANO

Por Giulia Dalle Lucca

Vejo que, pra muita gente, mais difícil que entender que podemos sobreviver sem ovos e leite, é entender que podemos usar cosméticos e produtos de higiene não testados em animais. É comum, ao conversar sobre veganismo, encontrar pessoas que acham absurdo usarmos produtos não testados em seres-vivos, como se essa fosse a única forma de atestar sua segurança. Mal sabem eles que a maioria das pessoas usam ou já usaram tais produtos. E juro que nunca vi cair pedaço de ninguém por isso!

Então, para acabar com esse mito, montei um "guia básico" (confesso que bem pessoal) tentando selecionar produtos não-polêmicos de empresas e marcas famosas que, através dos SACs, afirmaram não testar seus produtos em animais.

Empresas como Surya e Éh, já são queridinhas dos veganos. Além de não testarem em animais, afirmam utilizar apenas componentes vegetais. Só com elas já temos linhas completas para tratar de cabelos de todo tipo e a Surya ainda leva selo vegano em todos os seus produtos, que incluem até hidratantes e creme pra barbear.

Sabonetes Granado e Phebo são facílimos de encontrar e são feitos de glicerina vegetal.

Para quem prefere sabonetes mais refinados, xampus diferentes e outros tipos de cosméticos, ainda temos a Nívea com uma infinidade de produtos veganos (e nunca achei ninguém com brotuejas por causa deles!), Davene, Garnier, Flores e Vegetais, Bio Extratus, Weleda, Pierre Alexander, Água de Cheiro, Natupele, Vult, Florestas, Yamá, Amend, Vita-A, Tec Italy e muitas outras, é só pesquisar (na SAC Vegano!) ou entrar em contato com os SACs da empresa que tiver interessado. Empresas grandes como L'oreal e Niasi também afirmam não testar e não usar ingredientes de origem animal.

A Mahogany nos informou por email que, além de não testarem, estão com um projeto para substuição de todas as matérias-primas com origem animal por outras.

A Payot informou que, a partir desse ano, ia constar a informação de que não testam em animais nos rótulos dos produtos!

A Ecologie disse que não utiliza mais nenhum ingrediente de origem animal, mas ainda pode haver produtos antigos não-veganos à venda.

Desodorantes, além dos da Nívea que são super fáceis de encontrar, temos Garnier Bí-O e Red Apple que, além de não testarem, afirmam não usar ingredientes de origem animal em nenhum dos produtos.

Pastas de dente também encontramos veganas: Contente e Ice Fresh!

Todas as infomações conseguimos por email/telefone, olhando rótulos, perguntando, tirando dúvidas, sempre entrando em contato com os SACs das empresas!

Confesso que a lista acabou sendo "pessoal", mas, pra quem achou que ser vegano é coisa de maluco, pode ver que é super possível sobreviver.

Lembrando que as empresas citadas apenas dizem não testar em animais. Ler rótulos e pesquisar é essencial para quem não quer contribuir com o maltrato animal no dia-a-dia!

Para auxiliar na pesquisa, além da comunidade da SAC Vegano, onde reunimos as respostas das empresas, foi feito um site reunindo as informações da comunidade de forma resumida:

Texto e pesquisa de Giulia Dalle Lucca
Idealizadora e organizadora do SAC Vegano

Sem comentários:

Enviar um comentário