“Os Experimentos em Animais ATRASAM o progresso da ciência”.

novembro 25, 2011

Empresas que TESTAM & NÃO testam em Animais

Apesar da batalha contra os testes feitos em animais ainda há empresas que simplesmente se recusam a parar e a arranjar alternativas (que, por acaso, são mais baratas e eficazes). Os activistas (principalmente a PETA (People for the Ethical Treatment of Animals)) têm lutado e todos os dias lutam contra estas injustiças feitas aos nossos amigos animais e, portanto, como ajuda a essa luta decidi traduzir e colocar num documento as empresas que actualmente testam em animais e as que não testam.
Neste post irei referir apenas algumas mais famosas e que estão presentes no nosso dia a dia e, depois, disponibilizo para download um PDF com as empresas todas que testam e não testam.
A mudança destas atitudes também é influenciada por nós, o consumidor. Se pararmos de comprar produtos destas empresas e optarmos por outras empresas que respeitam os direitos dos animais e mostrarmos aos grandes donos destas companhias que somos contra o que eles fazem, as atitudes deles irão mudar. Mas tudo depende da nossa acção. Da acção do consumidor.
Ao comprarmos estas marcas apenas estamos a fornecer mais dinheiro para que estas pesquisas e testem desumanos sigam em frente e sejam feitos. Nós temos o poder de mudar isso e temos de utilizar esse poder. Chega de argumentarmos "Mas ser só eu a agir não faz diferença!". Se todos deixarmos de pensar assim e agirmos, faz diferença sim. Deixamos de ser um, dois ou três pessoas e passamos a ser milhares e mais milhares.
Temos de AGIR!
Empresas que TESTAM em Animais
  • Johnson & Johnson (Aveeno, Clean & Clear, Listerine, Lubriderm, Neutrogena,Rembrandt, ROC, etc.)
  • L'Oreal (Biotherm, Cacharel, Garnier, Helena Rubinstein, Giorgio Armani, Kiehl's, Lancôme, Matrix Essentials, Maybelline, Redken, Ralph Lauren Fragrances, Vichy, etc) - Recordo que 50% da L'Oreal pertence à multinacional Nestlé.
  • Procter & Gamble (Always, Crest, Downy, Febreze, Gillete Co., Head & Shoulders, Herbal Essences, Iams, Ivory, Joy (Detergente de Loiça, não o sumo/suco), Max Factor, Mr. Clean, Olay, Old Spice, Pampers, Pantene, Physique, Puffs, Secret, Swiffer, Tide, Vicks, Zest, etc.)
  • Unilever (Axe, Dove, Lux, Ponds, Signal, Suave, Sunsilk, Vaseline, etc.)
Entre muitos outros que podem ser encontrados AQUI.
Empresas que NÃO Testam em Animais
  • Calvin Klein Cosmetics
  • Oriflame
Entre muitas outras que podem ser encontradas AQUI.
Apesar de só ter referido dois na lista, o documento conta com 22 páginas de empresas. Apenas coloquei dois em cima porque de marcas famosas só encontrei esses dois.
NOTAS:
  1. Apesar de no PDF estar expresso "The Body Shop" esta foi agora comprada pela L'Oreal e, como tal, é necessário extremo cuidado.
  2. Deixava aqui uma pequena nota. A Yves Rocher é bastante famosa (e que eu gostava, até agora) mas vim a descobrir que afinal, apesar de afirmar que não testa, a Yves Rocher afirma somente que não testa os produtos finais, não fazendo qualquer referência aos ingredientes para ele usado. Como tal, recomendocuidado e, talvez, não utilização de produtos da empresa.

Quando pesquisando ou questionando as empresas sobre o facto se testam ou não em animais, é preciso fazer pressão não só sobre o produto final mas, acima de tudo, os ingredientes. Uma empresa pode afirmar que o seu perfume final não é, de alguma forma, testado em animais porém os ingredientes para ele usado podem ter sido sim, testados em animais. Recomendo aos leitores que tenham extrema atenção neste pequeno, porém importante, detalhe.


Fonte

novembro 04, 2011

Os órgãos que confirmam a ética dos cosméticos orgânicos

Campanha que reúne empresas de cosméticos que se comprometem a não utilizar ingredientes tóxicos, substituindo-os por alternativas seguras para o consumidor.

Através deste selo, a Associação Profissional dos Cosméticos Ecológicos e Orgânicos da França garante que o cosmético siga as especificações para produtos naturais ou orgânicos.

Produtos com este selo têm a garantia de que não são testados em animais e não contêm ingredientes de origem animal.


FSC - Forest Stewardship Council 
Comprova que a produção de papel é feita a partir de madeira de áreas de reflorestamento e outras fontes controladas, garantindo o respeito ao meio ambiente e também aos trabalhadores.

É a maior organização de proteção aos animais do mundo, sediada nos EUA, desenvolvendo campanhas contra maus-tratos a animais ou ao uso de animais em testes de laboratório.

O selo "cruelty-free" é da People for the Ethical Treatment of Animals (PETA), organização dedicada à defesa dos direitos animais. Os produtos com este selo não contém ingredientes de origem animal, nem passaram por testes em animais.

Associação Brasileira de Produtos Naturais e Bem-estar. Reúne empresas que comercializam produtos naturais com responsabilidade ambiental.

Associação sem fins lucrativos que estimula práticas econômicas que promovam justiça social, sustentabilidade ambiental, comércio justo. Unindo empresas e consumidores por meio de estratégias economicamente viáveis para a solução de problemas sociais e ambientais.

*"Naturais da Amazônia" não se encontra na lista da Revista Gloss, mas essa é uma empresa extrativista da Amazônia e produzem junto com as comunidades tradicionais cosméticos ORGÂNICOS (sem químicos) e principalmente não fazem testes com animais.

SAC VEGANO

Por Giulia Dalle Lucca

Vejo que, pra muita gente, mais difícil que entender que podemos sobreviver sem ovos e leite, é entender que podemos usar cosméticos e produtos de higiene não testados em animais. É comum, ao conversar sobre veganismo, encontrar pessoas que acham absurdo usarmos produtos não testados em seres-vivos, como se essa fosse a única forma de atestar sua segurança. Mal sabem eles que a maioria das pessoas usam ou já usaram tais produtos. E juro que nunca vi cair pedaço de ninguém por isso!

Então, para acabar com esse mito, montei um "guia básico" (confesso que bem pessoal) tentando selecionar produtos não-polêmicos de empresas e marcas famosas que, através dos SACs, afirmaram não testar seus produtos em animais.

Empresas como Surya e Éh, já são queridinhas dos veganos. Além de não testarem em animais, afirmam utilizar apenas componentes vegetais. Só com elas já temos linhas completas para tratar de cabelos de todo tipo e a Surya ainda leva selo vegano em todos os seus produtos, que incluem até hidratantes e creme pra barbear.

Sabonetes Granado e Phebo são facílimos de encontrar e são feitos de glicerina vegetal.

Para quem prefere sabonetes mais refinados, xampus diferentes e outros tipos de cosméticos, ainda temos a Nívea com uma infinidade de produtos veganos (e nunca achei ninguém com brotuejas por causa deles!), Davene, Garnier, Flores e Vegetais, Bio Extratus, Weleda, Pierre Alexander, Água de Cheiro, Natupele, Vult, Florestas, Yamá, Amend, Vita-A, Tec Italy e muitas outras, é só pesquisar (na SAC Vegano!) ou entrar em contato com os SACs da empresa que tiver interessado. Empresas grandes como L'oreal e Niasi também afirmam não testar e não usar ingredientes de origem animal.

A Mahogany nos informou por email que, além de não testarem, estão com um projeto para substuição de todas as matérias-primas com origem animal por outras.

A Payot informou que, a partir desse ano, ia constar a informação de que não testam em animais nos rótulos dos produtos!

A Ecologie disse que não utiliza mais nenhum ingrediente de origem animal, mas ainda pode haver produtos antigos não-veganos à venda.

Desodorantes, além dos da Nívea que são super fáceis de encontrar, temos Garnier Bí-O e Red Apple que, além de não testarem, afirmam não usar ingredientes de origem animal em nenhum dos produtos.

Pastas de dente também encontramos veganas: Contente e Ice Fresh!

Todas as infomações conseguimos por email/telefone, olhando rótulos, perguntando, tirando dúvidas, sempre entrando em contato com os SACs das empresas!

Confesso que a lista acabou sendo "pessoal", mas, pra quem achou que ser vegano é coisa de maluco, pode ver que é super possível sobreviver.

Lembrando que as empresas citadas apenas dizem não testar em animais. Ler rótulos e pesquisar é essencial para quem não quer contribuir com o maltrato animal no dia-a-dia!

Para auxiliar na pesquisa, além da comunidade da SAC Vegano, onde reunimos as respostas das empresas, foi feito um site reunindo as informações da comunidade de forma resumida:

Texto e pesquisa de Giulia Dalle Lucca
Idealizadora e organizadora do SAC Vegano