“Os Experimentos em Animais ATRASAM o progresso da ciência”.

setembro 19, 2010

Sacos de papel VS Sacos de plástico

A verdade é que a questão não é tão simples como parece...
Sacos de papel VS Sacos de plástico

Os sacos de plástico mais antigos criaram um problema grave: fizeram bastante lixo, uma vez que ou não desaparecem ou se biodegradaram muito devagar. Os sacos de plástico mais recentes podem ser biodegradáveis.
Por outro lado, os sacos de plástico podem produzir outros sacos de plástico indefinidamente, enquanto os sacos de papel têm uma "vida reciclável" limitada. As fibras deterioram-se demais se continuarmos a reciclá-los eternamente.
Para além disto, para reciclar sacos de papel é necessária uma grande quantidade de água, água essa que fica contaminada. Também a energia dispendida para produzir os sacos de papel é muito mais elevada do que a necessária para produzir um saco de plástico.
Os sacos de papel são mais pesados e ocupam mais espaço, o que encarece o seu transporte e aumenta as emissões de dióxido de carbono. São também menos resistentes à humidade e rasgam-se facilmente. Já os sacos de plástico nem sempre são biodegradáveis.
Actualmente, tanto o papel como o plástico são fáceis de reciclar. Reciclar papel é mais dispendioso e requer mais energia. Já os sacos de plástico são triturados, misturados e em minutos são transformados em sacos novos.
Então em que é que ficamos?
Proteger o ambiente é, essencialmente, fazer escolhas. Na altura de decidir se vai usar sacos de plástico ou de papel, é preciso reflectir qual será a nossa atitude depois de os termos usado. Reciclar é essencial, seja plástico ou papel, porque assim evitamos que se busquem novos materiais para criar o mesmo produto.
O nosso conselho?
A melhor opção é escolher sacos com maior longevidade! Falamos dos 
sacos de pano, dos cestos de verga, enfim, materiais que sejam de maior durabilidade - e muitas vezes mais fortes do que os de papel ou plástico. Não custa nada!
por: Desafio Verde 

1 comentário:

  1. Eu tenho 1 pequeno de pano que deixo na bolsa. Aí se quero ia na padaria ou açougue antes de ir pra casa, já uso a minha bolsa. R$1,99 nas Lojas Americas e já carregou bastente coisas e nunca arrebentou.

    Tenho 1 bolsa maior que cabe bastante coisa. Acho que o material é lona, ou então é algo bem parecido.

    Uso ambos para evitar o plástico. O plástico que não é reciclado pode matar bichos e causar um grande estrago ambiental.

    ResponderEliminar