Elegendo a experimentação animal como uma das suas prioridades, considerando que este é um dos piores males de que os animais são vítimas em todo o mundo, a ANIMAL assinalará o Dia Mundial do Animal de Laboratório, a 24 de Abril, com uma acção de protesto e sensibilização que durará todo o dia e que terá como alvo principal a Procter & Gamble (P&G).
A Procter & Gamble (P&G) é uma poderosa multinacional responsável pela produção e comercialização de grande parte dos produtos de cosmética, higiene pessoal e doméstica que temos no mercado, como é o caso das marcas Old Spice, Hugo Boss, Laura Biagiotti, Head & Shoulders, Pantene, Vidal Sassoon, Tampax, Febreze, Tide, Ariel, Clearasil, Max Factor e Safeguard.
A P&G é também a produtora de marcas de produtos alimentares tão conhecidos como as famosas batatas fritas Pringles e a famosa bebida Sunny Delight.
A P&G é ainda proprietária da Iams Company, que produz e comercializa as conhecidas marcas de alimentação para cães e gatos, como a Eukanuba e a Iams.
A P&G tem sido uma das multinacionais mais insistentes em manter a sua política de testes em animais, mesmo quando há disponíveis várias alternativas à experimentação animal que são até mais fiáveis, permitindo retirar conclusões muito mais seguras relativamente à segurança dos produtos testados.
Para além disto, há actualmente mais de 8.000 ingredientes que já foram testados várias vezes e cuja segurança na utilização está absolutamente garantida.
Contudo, os laboratórios das empresas da P&G, nomeadamente os laboratórios da Iams Company (que, como já referido, é a produtora das rações Iams e Eukanuba), continuam a ser habitualmente palco de algumas das mais cruéis e chocantes experiências em animais. Para saber mais sobre a P&G e o que faz aos animais, consulte os sites www.PGInfo.net,www.pandgkills.com e www.uncaged.org.uk. Para ter mais pormenores sobre as razões pelas quais não deverá adquirir produtos da Iams e da Eukanuba, consulte o sitewww.peta.org/feat/iams.! !
É de realçar que a P&G mantém esta sua posição ao mesmo tempo que muitas outras multinacionais, nomeadamente a Nivea (Beiersdorf Co.), a Avon, a Body Shop, entre outras, cancelaram há muito os seus testes com animais, substituindo-os por métodos alternativos mais seguros e éticos.
Indústrias importantes dos cosméticos, como a Christian Dior, a Chanel, a Estée Lauder e a Ralph Lauren, entre outras, deixaram há muito de participar na triste realidade da experimentação animal.
A P&G, contudo, juntamente com algumas outras multinacionais como a Colgate-Palmolive, a UniLever, a Johnson & Johnson e a Elida Fabergé, persiste em manter a sua política de experimentação animal nos seus laboratórios comerciais, onde morrem anualmente milhões de animais em experiências nas quais o sofrimento provocado é atroz.
Tendo tudo isto em consideração, um grupo de activistas da ANIMAL estará, na manhã de 24 de Abril, entre as 11h e as 13h, em frente aos escritórios da Procter & Gamble Portugal, em Oeiras, onde protestará contra as posições da P&G, nomeadamente apelando ao fim de toda a experimentação animal por parte desta empresa, alargando esse apelo a todas as empresas e demais entidades que fazem experiências com animais. Com máscaras de coelhos, cães, gatos e macacos (as espécies mais usadas nas experiências) e com batas de laboratório manchadas de tinta vermelha a simular o sangue dos milhões de animais que são vítimas destes testes nos laboratórios comerciais e científicos em todo o mundo, os activistas da ANIMAL distribuirão panfletos informativos sobre a experimentação animal, a P&G e a lista de produtos, marcas e empresas que testam e que não testam em animais às pessoas que passarem em frente aos escritórios da P&G Portugal e aos próprios funcionários da empresa, para que saibam dos males pelos quais a empresa em que trabalham é responsável.
Da parte da tarde, entre as 13h e as 19h, o mesmo grupo de activistas da ANIMAL estará na Rua Augusta, em Lisboa, com uma banca informativa, onde distribuirá os mesmos panfletos pelos milhares de pessoas que passam por algumas das principais ruas da cidade. O objectivo desta acção é não só exigir o fim da experimentação animal mas também apelar aos consumidores para que boicotem as marcas, empresas e produtos que recorrem a estes métodos brutais e arcaicos, dando preferência às marcas, empresas e produtos que adoptam uma política eticamente correcta e cientificamente evoluída contrária à experimentação animal.
Esta acção da ANIMAL será desenvolvida com o apoio da People for the Ethical Treatment of Animals (PETA), da British Union for the Abolition of Vivisection (BUAV) e da Uncaged UK (Campaigning for the End of Animal Experiments). Para mais informações acerca desta acção, por favor contacte o Director da ANIMAL - Lisboa, Miguel Moutinho (miguel.moutinho@animal.org.pt), responsável pela organização da mesma.
Fonte: Arca de Noé
abril 22, 2003
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